Novidades

Cuidados periódicos que você precisa ter com a sua caçamba

28/08/2021

Cuidados periódicos que você precisa ter com a sua caçamba

 

Para garantir o bom funcionamento e a durabilidade de qualquer equipamento, é preciso que  alguns cuidados periódicos sejam tomados, com as caçambas basculantes Indumar não é diferente. Por ser um equipamento robusto e resistente uma de suas características é a sua baixa necessidade de manutenção, mas isso não significa que você deve esquecer por completo dos cuidados a serem tomados com o equipamento.

 É preciso que esses procedimentos fiquem claros para você e sejam realizados de tempos em tempos, para garantir que a sua caçamba irá entregar todo o desempenho e segurança prometidos. Os principais procedimentos de manutenção periódica necessários em uma caçamba basculante são baseados na lubrificação dos pontos móveis através das graxeiras, vazamentos no sistema hidráulico e a inspeção dos componentes moveis, como buchas, pinos e demais componentes do equipamento que possam estar com alguma avaria.

Esse tipo de manutenção se caracteriza pela sua baixa complexidade, fazendo com que o operador seja capaz de executá-la. Caso algum item estrutural, ou pertencente ao sistema de basculamento não esteja em conformidade durante a inspeção visual, procure o serviço de atendimento ao consumidor da Indumar, para que nós possamos te instruir da maneira correta.

Confira abaixo o passo a passo para o procedimento de lubrificação dos pontos moveis:

  • O operador deve primeiramente limpar todo o resíduo de graxa que possa estar contaminada;
  • Iniciar o bombeamento de graxa através da gaxeta até que toda a graxa antiga saia e seja possível visualizar a saída de lubrificante limpo;
  • Durante a aferição do óleo hidráulico o operador deve conferir a existência de contaminantes, como água ou clarear a coloração do óleo hidráulico.

 

Quanto ao tempo entre uma manutenção e outra:

  • Deve-se engraxar os pontos moveis a cada 24 horas de trabalho;
  • Verificar o nível de óleo e a existência de vazamentos no sistema hidráulico a cada 48 horas de trabalho
  • Substituir o óleo hidráulico a cada 1000 horas de trabalho, juntamente com a verificação de desgastes dos pinos e buchas;
  • A cada 2000 horas de trabalho, deve-se avaliar o desgaste do assoalho, pontos de corrosão, bomba hidráulica e circuito hidráulico.

 

Conheça nossa linha completa

A Indumar possui uma linha completa de implementos rodoviários que inclui além das caçambas basculantes, pranchas, reboques, Roll-on Roll-off...

Todos desenvolvidos para oferecer a você a melhor experiência com os implementos rodoviários, e que se destacam pela sua robustez, durabilidade e segurança. Entre em contato conosco para saber mais!

Compartilhe!

Destaques